In EXPO FUTURA

Ângela Dias

Céu Limpo

Inauguração terça-feira, 29 Junho | das 15h às 20h
Exposição:  30 de junho  a 21 de julho de 2021 | Segunda a Sábado, 14h30 – 19h

Galeria Sá da Costa

Rua Serpa Pinto, 19,  1200-443, Lisboa 

Na exposição “Céu Limpo“, a artista Ângela Dias mostra-nos um conjunto de desenhos a carvão, a aguarela e a guache sobre papel.

“Quando eu estou em qualquer lado, mancho o silêncio do céu e da terra com a minha respiração e com o bater do meu coração.” (Excerto de Simone Weil)

“Céu Limpo” é uma exposição de cariz documental e narrativo, onde elementos naturais, folhagem, troncos, frutos, flores, pedaços de nuvens, pedaços de sol e de água se entrelaçam com literaturas soltas criando ambientes afectivos e sensoriais. Esta mostra proporciona um questionamento em torno de desenhos individuais bem como de desenhos ligados com outros desenhos, criando conjugações seriais.

Para além de um deleite pela beleza de ambientes naturais, estas unidades chegam ao âmbito da criação de sonhos, na tentativa de alcançar maiores entendimentos sobre a matéria que nós somos e aquilo que nos rodeia.

A árvore, a fruta, a flor, o sol, a sombra e a água têm poderes evocativos de exprimir desejos de aproximação.

Durante séculos, estes elementos foram inspiradores de autores que povoam a memória da artista e a de uma globalidade de comunidades. No habitar do seu ateliê como no espaço do seu jardim criou, então, o desafio de reinventar em interpretações a linguagem da natureza como veículo para o presente.“

Ângela Dias, junho 2021