In

Miguel Palma

Miguel Palma (Lisboa, 1964) vive e trabalha em Lisboa. Expõe regularmente desde o final dos anos 1980. O seu percurso artístico, de base escultórica, é marcado por instalações produzidas de forma não tradicional. Trabalha frequentemente em grupo com equipas de engenheiros, mecânicos, carpinteiros e biólogos, entre outros especialistas. O seu trabalho tem um carácter híbrido, ligado à produção industrial do século XX. A obra de Palma aborda frequentemente o modo como a tecnologia tem influenciado a vida do homem moderno, a sua relação com o ambiente, a ideia de conforto humano ou a ideia de poder.

 

Paralelamente à construção de instalações, de grande e média escala, recorre frequentemente ao desenho, ao vídeo, à performance, à construção de miniaturas dos seus projetos e de livros de artista.

 

Desde 2007 que participa regularmente em residências em diferentes espaços artísticos, tais como: Location One (EUA), International Studio & Curatorial Program (EUA), Headlands Center for the Arts (EUA), Montalvo Arts Center (EUA), Arizona State University Art Museum (EUA), voyons voir | art contemporain et territoire (França), Association Château de Servières (França), 18th Street Arts Center (EUA) entre outras.

CVSITE

#31 Porche (energy and gravity) (2016),  Colagem, tinta acrílica sobre papel, 57 x 77 cm
Labirintos (2016), Tinta acrílica e colagem sobre papel, 20 x 20 cm
Labirintos (2016), Tinta acrílica e colagem sobre papel, 21.5 x 30 cm
Labirintos (2016), Tinta acrílica e colagem sobre papel, 20 x 20 cm
#25 Porche (energy and gravity) (2016), Colagem, tinta spray, grafite e marcadores sobre papel, 57 x 77 cm
Labirintos (2016), Tinta acrílica e colagem sobre papel, 21.5 x 30 cm
#24 Porche Carrera GT (2016), Colagem, tinta acrílica, grafite e marcadores sobre papel, 57 x 77 cm
#12 Porche 911 Carrera 3.0 Targa (2016), Colagem, tinta acrílica, grafite e marcadores sobre papel, 57 x 77 cm
#23 Porche 997 GT3 (2016), Colagem, tinta acrílica, grafite e marcadores sobre papel, 57 x 77 cm
Tração (2015), Terra, caixa de acrílico, miniatura de motor de explosão, colher de madeira, alumínio, cabos elétricos e contraplacado marítimo. Fotografias da autoria de Rita Burmester.
Km zero (2017), Modelo de uma catedral, aço, sistema mecânico e eletrónico, 210 x 68 x 88 cm. Fotografias da autoria de Rita Burmester.