In EXPO PASSADA

André Sier  e  Margarida Sardinha

Arcadia | k.~ Symmetry’s Portal

Simpósio Internacional de Arte Contemporânea

1 a 18 Junho 2017

Torre de Menagem | Capela do Solar dos Póvoas

Guarda

André Sier

André Sier apresenta Arcadia e k.~ na Torre de Menagem.

Arcadia é uma cidade imaginária na série piantadelmondo de André Sier, apontando para visões e histórias de inarrável beleza/selvajaria natural de formação espacial. Neste trabalho os visitantes veem as vistas, navegam e viajam dentro do aparentemente infinito spatium de Arcadia, muitas vezes encontrando e interagindo com enxames autónomos de elementos desconhecidos, que aparentemente fundem e dobram o espaço no spatium de Arcadia. Ao deslocarem-se frente à projecção os utilizadores controlam o movimento do seu ponto de vista em Arcadia.

 

k.~ é um agrimensor sónico de espaços infintos. Uma viagem tridimensional no espaço contínuo através de som. Espaços infinitos (limitados à precisão 32bit) são enumerados aleatoriamente, à medida que k.~ vai a novos níveis, atravessando um interminável labirinto abstracto. A entrada de som através do microfone do computador controla a navegação de k.~ no espaço tridimensional. Diferentes tons e intensidades despoletam acções distintas.

Margarida Sardinha

Margarida Sardinha apresenta Symmetry’s Portal na Capela do Solar dos Póvoas.

Symmetry’s Portal é uma exposição da artista Margarida Sardinha que há muito que se debruça sobre conceitos de simetria e ilusão de óptica. A exposição expande geometricamente uma extensiva pesquisa fotográfica sobre o Alhambra, em Granada, realizada pela artista durante uma estadia no local. Esta recolha fotográfica é manipulada digitalmente para desconstruir a sua simetria e provocar semblantes ilusórios. Assim, Symmetry’s Portal constitui uma série de trabalhos de ilusões de óptica em que o simétrico e o aleatório se diluem em obras contendo uma fotografia digital bidimensional sobreposta por um poliedro tridimensional; onde o isometrismo da simetria é complementado ou desconstruído por poliedros tridimensionais que em similitude de imagem evocam várias dimensões espacio-temporais ilusoriamente. Este entrelace multidimensional encontra-se tanto nos trabalhos fotográficos tridimensionais de grande formato, como no filme experimental que constituem a exposição. Os trinta trabalhos e o filme “Symmetry’s Portal” que formam a exposição foram concebidos sob as descrições geométricas e matemáticas de Keith Critchlow – em que o estudo de padrões Islâmicos é analisado sob princípios metafísicos e cosmológicos -, Marcus du Sautoy e Roger Penrose.